domingo, 8 de fevereiro de 2009

Aurora


14 de Fevereiro de 2009, 21h30
Cine-Teatro de Alcobaça, Alcobaça
5€

De F. W. Murnau



Considerada uma obra-prima absoluta do cinema e um dos mais belos filmes alguma vez feitos, "Aurora" é um prodígio visual e narrativo que continua a entusiasmar espectadores e comunidade cinéfila ao fim de mais de oito décadas.

Estreado nos Estados Unidos em 1927, foi o primeiro filme do cineasta alemão Friedrich Wilhelm Murnau realizado em Hollywood (vencendo na cerimónia inaugural dos Óscares três estatuetas: Melhor Filme, Actriz e Fotografia). O filme-concerto agora proposto pretende, para além de transportar para o presente uma técnica comum aos primórdios do cinema, a interpretação ao vivo de uma banda sonora durante a exibição de filmes mudos, recuperar uma relação com o público sugerida pelos diversos ambientes e elementos sonoros que acompanham as emoções transmitidas pelas imagens, reavivando (tal como a história de amor do casal de personagens) o sentimento por esse verdadeiro programa de paixões que é o cinema.

Sinopse
História de um triângulo amoroso que oscila entre o mundo do campo e da cidade, "Aurora" é o retrato onírico e poético de um casal em crise que conhece o "milagre" da reconciliação através da tentação e da tragédia. Uma obra que mantém o seu espírito e fulgor ao fim de várias décadas e um objecto que preserva intactas as qualidades estéticas e formais de um tempo onde o cinema mudo empenhava toda a sua força nas imagens.
François Truffaut chegou mesmo a elegê-lo como "o mais belo filme de todos os tempos".

Observações:
M/12
Duração: 110min

Sem comentários: